Gripe H3N2: sintomas e tratamento com Oseltamivir (Tamiflu)

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

Ainda estamos vivenciando um período de muitas incertezas em relação à pandemia de COVID-19 e suas variantes intermináveis. Para agravar a situação, agora surge um novo vírus da gripe: o H3N2.

Mas como podemos nos prevenir de mais uma doença altamente transmissível e como combatê-la?

Siga a leitura do nosso artigo para saber o que é o vírus influenza H3N2, quais são seus sintomas, quais as medidas de prevenção e, ainda, conhecer o tratamento com Tamiflu – medicamento de eficácia comprovada para reduzir os danos da nova gripe.

O Que é o Vírus Influenza?

Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros têm maior potencial para causar epidemias. O tipo C costuma provocar casos mais leves.

O tipo A da influenza é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Ele é classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata. Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos.

A nova cepa do subtipo A: a H3N2 – também chamada de Darwin – tem registrado surtos atípicos de gripe, bem como mortes, em várias regiões dos estados brasileiros. Embora possua variação genética diferente da H1N1, os sintomas que se manifestam são parecidos.

Quais os sintomas da gripe H3N2?

  • Tosse
  • Febre alta
  • Coriza
  • Dores das articulações
  • Inflamação na garganta
  • Dor de cabeça forte
  • Calafrios
  • Fadiga

Esses sintomas são mais intensos nas primeiras 48h do contágio.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

gripe h3n2 tamiflu oseltamivir

Como se dá o contágio pelo vírus da gripe H3N2?

O vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Por ser um vírus respiratório, a prevenção contra ele é igual ao da COVID-19: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.

Tratamento da H3N2 com Tamiflu (Oseltamivir)

Diferente da COVID-19, que ainda não tem medicamento indicado para tratamento, a principal arma contra o vírus Influenza no Brasil é o Tamiflu (Fosfato de Oseltamivir).
Usado de forma precoce, o medicamento pode reduzir a duração dos sintomas e, principalmente, a ocorrência de complicações da infecção pelo vírus.

Há também outros antivirais, analgésicos e descongestionantes, mas qualquer remédio deve ser sempre usado apenas após avaliação clínica e com prescrição médica.

Como o Tamiflu (Oseltamivir) age no organismo?

Tamiflu reduz a multiplicação dos vírus da gripe, influenza A e B, pela inibição da liberação de vírus de células já infectadas, inibição da entrada do vírus em células ainda não infectadas e inibição da propagação do vírus no organismo.

O Fosfato de Oseltamivir é o genérico do Tamiflu, marca mais usada contra o vírus Influenza H1N1 e que também pode ser utilizado contra a H3N2.

Qual o preço do Tamiflu?

O Tamiflu custa R$ 250,00 em média, mas sua versão genérica está custando R$ 175,35 na Farmácia Medicom (Fosfato de Oseltamivir 75mg, caixa com 10 cápsulas).*

Qual a diferença entre Covid e a gripe H3N2?

A COVID-19 e a gripe por H3N2 são infecções respiratórias, no entanto são causadas por agentes infecciosos distintos: a COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, enquanto que a gripe H3N2 é causada pelo vírus H3N2, que é um subtipo do vírus Influenza A.

A confirmação do diagnóstico é feita principalmente por meio da avaliação dos sintomas e da realização de testes específicos para diferenciar as duas enfermidades

E o que é a “Flurona”?

É a dupla contaminação constatada quando dois testes – para gripe e para COVID – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir que um paciente está contaminado com os dois tipos de vírus.

Essa detecção pelos testes é muito frequente, mas não significa que os dois microrganismos estão agindo no corpo. Ainda não é possível dizer se o paciente terá um quadro pior de saúde mas, em geral, a dupla contaminação não significa uma situação mais grave.

 

Esperamos ter sanado suas dúvidas com esse breve artigo. Caso necessite de mais informações, não hesite em entrar em contato com a equipe da Farmácia Medicom: lá você encontra Tamiflu (Oseltamivir) para o tratamento da gripe com os menores preços do mercado.

Confira também nossa linha de testes rápidos para detecção do vírus Influenza e também da Covid, agora com duas novidades: teste rápido para detecção da Covid por meio da saliva e, em breve, o teste duplo para detecção da Covid + H3N2.

Vendas para profissionais e instituições de saúde: visitem o site da Distribuidora Cristal.

 

*Preço em 05/01/2022

 

FONTES:
“https://aps.bvs.br/aps/quais-sao-as-indicacoes-de-tratamento-com-oseltamivir-para-sindrome-gripal/”
“https://prefeitura.poa.br/sms/noticias/vigilancia-emite-nota-informativa-rede-de-servicos-sobre-circulacao-do-virus-da-gripe”
“https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/01/04/flurona-entenda-o-que-e-a-dupla-contaminacao-por-covid-e-gripe.ghtml”
“https://www.ibitinga.sp.gov.br/noticias/saude/gripe-virus-h3n2-e-confirmado-na-cidade-de-ibitinga-conheca-a-doenca-e-saiba-como-se-prevenir”
“https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais/”
“https://www.tuasaude.com/h3n2-sintomas/”
“https://www.uol.com.br/vivabem/faq/gripe-influenza-sintomas-quanto-dura-remedio-e-como-evitar.htm”

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/saude’>Saúde vetor criado por freepik – br.freepik.com</a>

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

Deixe um comentário