Novo teste de COVID: mais rápido e confiável?

médica aplica teste covid com cotonete no paciente
Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

Com o verão e período de festas chegando, todo o acúmulo de estresse gerado na pandemia vem à tona. A população está esgotada e, por consequência, está relaxando os cuidados na prevenção da COVID. A solução para o Brasil seria uma testagem em massa, o que permitiria o rápido isolamento dos indivíduos infectados, diminuindo o nível de transmissão do vírus.

O mais indicado seria a utilização do exame chamado RT-PCR mas, devido ao custo,  complexidade e demora nos resultados, torna inviável a sua aplicação em larga escala. Com o surgimento de um novo teste rápido de COVID, mais ágil que o PCR e muito mais confiável que os testes de anticorpos, é possível descobrir se a pessoa está infectada em apenas 15 minutos.

Para conhecer esse novo teste de COVID, continue a leitura do nosso artigo.

PCR rápido?

O novo teste rápido para a detecção do coronavírus é chamado teste de antígeno. Similar ao RT-PCR, ele é feito com o auxílio do swab – o famoso cotonete – e seus resultados saem em aproximadamente 15 minutos.

Assim como o RT-PCR, o teste de antígeno é indicado para pacientes na fase aguda da doença (que ocorre entre o 7º e o 10º), mas com a vantagem de ser mais barato, rápido e de fácil aplicação, mesmo em laboratórios pequenos e farmácias.

médica aplica teste covid com cotonete no paciente

Quais as diferenças entre os testes PCR, de anticorpos e por antígenos?

Começando pelos testes rápidos IgM/IgG, os chamados testes sorológicos são utilizados para detectar anticorpos no organismo, ou seja, eles identificarão se a pessoa já foi infectada pelo coronavírus e agora seu corpo produz anticorpos para combater a doença.

Apesar do teste IgM ter condições de ser detectado entre 5 e 7 dias após a infecção pelo vírus, há o risco de um teste sorológico dar falso negativo, sendo sua aplicação recomendada a partir do 14º dia após o aparecimento dos sintomas, aumentando consideravelmente sua eficácia.

Já o IgG é um anticorpo que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está, teoricamente, protegida de futuras infecções.

RT-PCR

Diferentemente dos testes rápidos, o RT-PCR detecta a presença da molécula do vírus Covid no corpo humano. Deve ser realizado no início da contaminação e é feito por meio da inserção do swab na nasofaringe (região interna do nariz) do paciente, para coletar amostras e verificar a presença do vírus. Apesar de desagradável, é considerado o exame referência para o diagnóstico da doença.

O tempo de liberação dos resultados, que chegou a ser de 10 dias, hoje é de 3 dias úteis para pacientes ambulatoriais e 24 horas para pacientes internados.

O RT-PCR é complexo e exige conhecimento técnico, equipamentos específicos e infraestrutura, o que dificulta bastante os exames em massa, sugeridos pelas autoridades internacionais.

Teste Rápido do Antígeno da COVID-19

O novo teste rápido de COVID é similar ao PCR e também é feito com um swab nasofaríngeo mais fino, tornando menos desconfortável que o PCR. Chamado teste de antígeno, ele detecta uma proteína do coronavírus para determinar se uma pessoa está infectada. É aplicado na fase aguda, onde as pessoas correm o maior risco de transmitir a doença. 

Além do custo mais baixo e da fácil aplicação, o resultado do teste de antígeno sai em apenas 15 minutos, podendo ser compartilhado no momento do atendimento. Isso facilita a tomada de decisão para providenciar o imediato isolamento social dos pacientes e das pessoas que tiveram contato com eles, interrompendo o ciclo de transmissão da doença.

Outra vantagem do teste rápido de antígeno da COVID-19 é sua confiabilidade: comparado ao teste de RT-PCR, apresentou resultados iguais em, no mínimo, 97% dos casos.

Dessa forma, os testes de antígeno podem ser considerados uma excelente alternativa aos testes PCR,  embora não os substituam por completo. Serão úteis não só para o diagnóstico precoce de pacientes no ambiente hospitalar, mas também para uma testagem em massa, muito mais acessível e rápida, freando a disseminação do coronavírus.

Claro que nós temos que fazer a nossa parte, fazendo uso da máscara, higienizando as mãos com frequência, para quem puder, fique em casa e evite aglomerações.

Ficou alguma dúvida? Visite o site da Farmácia Medicom e converse com a nossa equipe. Estamos preparados para atender suas questões pelo chat, whatsapp, telefone ou e-mail. É só chamar. www.medi.com.br

 

Baixe o material completo sobre o Teste Rápido do Antígeno da COVID-19 (Swab Nasofaríngeo):

Apresentação-Teste-Rápido-ANTÍGENO-ACRO

Instrução de Uso – Bula

Registro-ANVISA

 

FONTES

https://pebmed.com.br/covid-19-o-teste-de-antigeno-pode-ser-uma-boa-alternativa-ao-ensaio-molecular-rt-pcr/

https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/lucia-helena/2020/10/01/covid-19-o-teste-rapido-de-antigeno-deve-deixar-os-de-anticorpos-para-tras.htm

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/18/coronavirus-novo-teste-rapido-tem-eficacia-semelhante-a-pcr-diz-ufrj.htm

https://vidasaudavel.einstein.br/coronavirus/saiba-como-funciona-o-pcr-exame-para-identificacao-do-novo-coronavirus/

https://www.medicina.ufmg.br/rt-pcr-ou-sorologico-entenda-as-diferencas-entre-os-testes-para-a-covid-19/

https://www.abbottbrasil.com.br/imprensa/noticias/press-releases/nova-teste-de-antigeno-para-COVID-19-disponivel-no-brasil.html

 

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

7 comentários em “Novo teste de COVID: mais rápido e confiável?”

  1. Fiz o teste da covid 19 antígenos o resultado saiu positivo no mesmo dia fiz o teste sorologico saiu negativo e agora em qual devo confiar. O teste antígenos e confiável. O antígenos fiz na farmácia e o sorologico no laboratório

    1. Boa tarde, Terezinha. Por favor, entre em contato com nossa equipe pelo Fone: 051 3021.3908, Whatsapp 051 98142.3956 ou pelo e-mail farmacia@medi.com.br
      Através desses canais, nossa equipe especializada pode lhe ajudar a ter mais agilidade na resolução de todas as questões que envolvem a realização dos testes de COVID-19.
      Atenciosamente,

      Equipe Medicom

        1. Boa tarde, Rafael! Por favor, entre em contato com nossa equipe pelo Fone: 051 3021.3908, Whatsapp 051 98142.3956 ou pelo e-mail farmacia@medi.com.br
          Através desses canais, nossa equipe especializada pode lhe ajudar a ter mais agilidade na resolução de todas as questões que envolvem os testes para detecção da COVID. Se preferir, pode utilizar o chat no site da medi.com.br que teremos prazer em atendê-lo.
          Atenciosamente,

          Equipe Medicom

    1. Boa tarde, Débora! Por favor, entre em contato com nossa equipe pelo Fone: 051 3021.3908, Whatsapp 051 98142.3956 ou pelo e-mail farmacia@medi.com.br
      Através desses canais, nossa equipe especializada pode lhe ajudar a ter mais agilidade na resolução de todas as questões que envolvem os testes para detecção da COVID. Se preferir, pode utilizar o chat no site da medi.com.br que teremos prazer em atendê-la.
      Atenciosamente,

      Equipe Medicom

Deixe um comentário