Anvisa Aprova TECARTUS: Novo Avanço no Tratamento de Câncer no Brasil

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o registro sanitário de um inovador medicamento de terapia avançada para o tratamento de câncer hematológico no Brasil. O TECARTUS (brexucabtageno autoleucel), desenvolvido pelo laboratório Kite, uma empresa do grupo Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil, é um marco na terapia gênica utilizando células T geneticamente modificadas.

TECARTUS para Linfoma de Células do Manto (LCM)

O TECARTUS é indicado para adultos com linfoma de células do manto (LCM) em casos de recidiva ou refratariedade após dois ou mais tratamentos anteriores. O LCM, subtipo agressivo de linfoma não Hodgkin, se desenvolve a partir de linfócitos B anormais. Este medicamento representa o primeiro avanço terapêutico no Brasil para esse tipo raro de câncer.

TECARTUS para Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA)

Além do LCM, o TECARTUS também foi aprovado para o tratamento de leucemia linfoblástica aguda (LLA) recorrente ou refratária às terapias anteriores, ampliando sua abrangência e eficácia no combate a diferentes formas de câncer hematológico.

Mecanismo de Ação: Terapia Gênica com Células CAR-T

O TECARTUS utiliza células T geneticamente modificadas dos pacientes para produzir uma proteína chamada receptor antigênico quimérico (CAR-T). Essa proteína auxilia as células T a se conectarem a uma proteína presente nas células cancerosas, conhecida como CD19, facilitando a eliminação do câncer no organismo do paciente.

Resultados Promissores em Estudos Clínicos

Estudos apresentados destacam que pacientes com LCM tratados com TECARTUS alcançaram uma resposta completa, superando percentuais observados em tratamentos anteriores no estágio grave da doença. Além disso, o medicamento demonstrou eficácia no tratamento da LLA que ressurgiu após tratamentos anteriores ou não respondeu a eles.

Avaliação Rigorosa da Anvisa

A Anvisa conduziu uma análise criteriosa do TECARTUS considerando sua classificação como um medicamento inovador de terapia gênica, baseado em células modificadas do tipo CAR-T, especialmente destinado ao tratamento de doenças raras graves. O medicamento representa o quarto produto de terapia gênica com células CAR-T aprovado pela Anvisa, consolidando a categoria de produtos de terapias avançadas no país.

Com o TECARTUS, o Brasil dá mais um passo importante no avanço da terapia gênica e no tratamento personalizado de cânceres hematológicos raros, proporcionando esperança e eficácia no combate a essas doenças desafiadoras.

 

FONTE:

https://site.cff.org.br/noticia/noticias-do-cff/02/01/2024/anvisa-aprova-novo-medicamento-de-terapia-avancada-para-tratamento-de-cancer-no-brasil

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

Deixe um comentário