Câncer de próstata: sintomas e tratamento #novembroazul

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

O câncer de próstata é o tipo mais frequente da doença, só perdendo em incidência para o câncer de pele. É também a segunda causa de morte por câncer entre os homens – isso se dá em grande parte por medo ou desconhecimento sobre a enfermidade, ressaltando a importância de campanhas de conscientização, como o Novembro Azul.

Para saber mais sobre esta doença, seus sintomas e tratamento, siga na leitura do nosso artigo.

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula que está presente apenas nos homens. Situada entre a bexiga e o reto, tem a função de produzir um fluido que faz parte do sêmen. Este fluido é responsável por nutrir e proteger os espermatozoides.

A próstata vai aumentando de tamanho normalmente ao longo da vida. E isso não é sinal de câncer. No homem jovem, ela possui o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em nos mais velhos. No caso do câncer de próstata, as células dessa glândula começam a crescer fora de controle, tornando-se células cancerígenas.

Para detectar essa doença, dois exames iniciais são recomendados: o exame físico (toque retal) e o laboratorial, que faz a dosagem do PSA (proteína presente na próstata). Caso seja identificada alguma anomalia, é necessária a realização de uma biópsia para determinar se o tumor é maligno ou benigno.

Grande parte dos indivíduos do sexo masculino tem certo receio quanto a visitas periódicas ao médico. Isso se torna mais evidente quando nos referimos ao “temido” exame de toque retal. Não fosse por esta aversão enraizada em nossa cultura, muitas das doenças que atingem o sexo masculino poderiam ser evitadas ou descobertas ainda com grandes chances de cura.

O lado bom é que a consciência pela prevenção e a preocupação com a saúde tem aumentado. Campanhas como o Novembro Azul ajudam – e muito – a esclarecer dúvidas e mostrar a importância dos exames preventivos.

Por outro lado, alguns especialistas são contrários a realização de exames em homens que não apresentam sintomas. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde também não recomendam exames se não houver sinais da doença: muitos pacientes com câncer de próstata podem conviver com a enfermidade sem que ela prejudique sua qualidade de vida. Neste caso, a realização de um tratamento pode causar mais complicações do que trazer benefícios ao indivíduo.

Importante ressaltar que os exames por si só não representam riscos para o homem, mas sim as ações tomadas a partir da conclusão dos mesmos. Em resumo: se você tem entre 40 e 50 anos de idade e, principalmente, se houver histórico de câncer na sua família, procure seu médico para conhecer os riscos e das vantagens da realização dos preventivos.

laço novembro azul câncer de próstata

Quais são as causas?

Além da incidência do câncer de próstata aumentar consideravelmente após os 50 anos de idade, existem outros fatores de risco que podem causar a doença, como:

  • Hereditariedade
  • Má alimentação
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool

Além disso, homens da raça negra tem maior risco para desenvolver a doença, bem como indivíduos com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticados antes dos 65 anos. Esse grupo deve começar a fazer o acompanhamento médico a partir dos 40 anos.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Alguns sintomas são verificados com o aumento da próstata, podendo significar a presença de câncer. São eles:

  • Dificuldade em urinar
  • Vontade de urinar com mais frequência
  • Presença de sangue na urina ou esperma
  • Diminuição do jato de urina
  • Dor ao urinar

Tratamento do câncer de próstata

Nos estágios iniciais da doença, onde ela atinge somente a próstata, é recomendada a realização de cirurgia para a retirada do tumor e radioterapia. Em casos mais brandos, basta monitorar seu avanço (observação vigilante).

Apesar de não ser um tratamento padrão no início do câncer, existem estudos que estão verificando a administração da quimioterapia por um período após a realização da cirurgia. Na maioria dos casos, ela começa com medicamentos como o docetaxel, utilizado em conjunto com a prednisona. Caso não haja resposta do organismo, inicia-se o tratamento com cabazitaxel. Esses dois medicamentos podem reduzir os sintomas, retardarem o crescimento do tumor e, por consequência, dar ao paciente uma qualidade de vida melhor.

Nos casos mais avançados, diversos tratamentos podem ser utilizados, inclusive em conjunto. Além da cirurgia e da radioterapia, podem ser realizadas terapia hormonal e quimioterapia.

Prevenção

A manutenção de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada são a chave para a prevenção de inúmeras doenças, assim como o câncer de próstata.

Manter uma dieta rica em vegetais e alimentos integrais, consumir menos gorduras, manter o peso adequado, fazer exercícios físicos diários, diminuir a ingestão de álcool e não fumar, além de diminuir o risco de enfermidades, farão com que você tenha muito mais disposição para seu dia a dia.

Ainda assim, mesmo tomando todos os cuidados, é importante que você consulte seu médico regularmente. Principalmente a partir dos 50 anos de idade: quando o câncer é detectado na fase inicial, a chance de cura ultrapassa os 90%.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o câncer de próstata, seus sintomas, causas e tratamento. Caso queira mais informações sobre o assunto ou sobre medicamentos especiais e oncológicos, entre em contato com a nossa equipe pelo site medi.com.br ou através do telefone 51 3021-3908.

 

As informações presentes no blog da Farmácia Medicom têm por objetivo  conscientizar sobre a  prevenção do câncer de próstata, mas não substituem, em hipótese alguma, a consulta médica. Em casos de suspeita, procure um médico especialista de sua confiança para avaliação.

 

FONTES:
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata
https://www.vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata-tipos-de-cancer/o-que-e-9/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cancer-de-prostata/
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-prostata
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/12-sinais-de-cancer-de-prostata-em-estagio-avancado/12328/7/
http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-prostata/33/149/
https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/cancer-de-prostata-diagnostico-precoce-e-o-caminho-para-a-cura/
https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/about/what-is-prostate-cancer.html

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

2 comentários em “Câncer de próstata: sintomas e tratamento #novembroazul”

  1. DESTAQUE: O Ministerio da Saude, assim como a Organizacao Mundial da Saude (OMS), nao recomenda que se realize o rastreamento do cancer de prostata, ou seja, nao e indicado que homens sem sinais ou sintomas facam exames. Procure conhecer os riscos e os beneficios que envolvem a realizacao desses exames de rotina e converse com um profissional de saude da sua confianca para decidir se deseja ou nao realiza-los. A escolha do melhor tratamento e feita individualmente, por medico especializado, caso a caso, apos definir quais os riscos, beneficios e melhores resultados para cada paciente, conf 4 orme estagio da doenca e condicoes clinicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento sao oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Unico de Saude (SUS).

Deixe um comentário