Setembro Amarelo: valorização da vida e prevenção ao suicídio

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

A Organização Mundial da Saúde constatou que 9 entre 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. A ideia por trás da campanha Setembro Amarelo é justamente focada em auxiliar na prevenção do suicídio por meio do reconhecimento dos sinais de risco e mostrar as alternativas de tratamento das pessoas que estão passando por essa situação.

Para se ter uma noção sobre a importância da campanha é necessário analisar as estatísticas. No Brasil, 32 pessoas se suicidam por dia. É bem provável que este número seja maior, pois muitos casos não são divulgados nem documentados. É a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos — o terceiro motivo mais comum entre os homens nessa faixa etária e o oitavo entre as mulheres.

setembro amarelo

Para evitar que mais vidas se percam, o Setembro Amarelo nos ajuda a compreender melhor as causas do suicídio, mostrando que uma atitude tão drástica tem motivações muito complexas. Conhecer os sinais de alerta é um dos passos mais importantes para que a sociedade e os profissionais de saúde atuem juntos na prevenção: isolamento, mudanças de hábito, queda no desempenho escolar ou no trabalho, sono e apetite alterados, perda de interesse em atividades que costumava gostar, frases como “eu quero morrer” ou “tudo seria melhor sem mim” podem indicar a necessidade de ajuda.

Na maioria dos casos, a pessoa que pensa em suicídio não sabe que pode obter ajuda. Não sabe que seu sentimento é mais comum do que normalmente é divulgado. É por isso que a prevenção passa pela informação e a educação: precisamos falar sobre o assunto e saber escutar sem fazer críticas ou julgamentos. A campanha Setembro Amarelo está aí para isso – disseminar o conhecimento, esclarecer e conscientizar a todos para que possam contribuir na redução das mortes por suicídio no Brasil.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e voluntária. Os atendimentos são feitos por telefone ou pela internet, 24 horas por dia.
Telefone: 188
Site https://www.cvv.org.br/
Todas as ligações ou conversas por chat feitas ao CVV são sigilosas.

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

Deixe um comentário