De origem grega, a palavra hematologia significa estudo do sangue.
Esta é a área da medicina responsável pelo tratamento das doenças do sangue, aquelas que atingem seus componentes: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. O sangue, é um tecido vivo, que transporta oxigênio, hormônios, nutrientes e outras células por todo o corpo. Também é responsável por retirar do nosso corpo substâncias que não servem mais ao nosso organismo, como o gás carbônico.
Faz parte também do campo de atuação desse especialista o tratamento do órgão onde o sangue é produzido: a medula óssea, gânglios linfáticos e o baço. Cada um desses órgãos e células tem sua função específica, desde transporte de oxigênio até a defesa do organismo. E quando há um desequilíbrio, seja na produção ou funcionamento desses elementos, ele é tratado pelo médico especialista em cuidar do sangue: o hematologista.
Atuação do especialista
Entre as principais doenças hematológicas, podemos citar: excesso ou deficiência de ferro e vitamina B12, trombose, aborto de repetição, manchas roxas e infecções recorrentes.
O hematologista também é responsável pelo tratamento de doenças malignas, tais como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo e síndrome mielodisplásica. Nesses casos, o profissional realizará uma investigação laboratorial detalhada, que inclui a análise da medula óssea, e vai determinar o melhor tratamento para corrigi-la.
Muitas doenças do sangue são silenciosas. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de um médico hematologista.
A Farmácia Medicom e a Distribuidora Cristal parabeniza todos os Médicos Hematologistas pelo seu dia, 29 de outubro.
FONTES:
https://institutodecancer.com.br/especialidades/hematologia/
http://oncologdistribuidora.com.br/
http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD0020200314000320000.PDF#page=49