Trikafta: novo medicamento para a fibrose cística

pulmao-fibrose-cistica-trikafta
Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

O Trikafta é uma combinação de três medicamentos de nova geração para o tratamento da fibrose cística: o elexacaftor, tezacaftor e o ivacaftor. Essa terapia tripla de medicamentos pode beneficiar cerca de 90% dos pacientes com fibrose cística, muitos dos quais não tinham opções terapêuticas.

Trikafta foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) em 21 de outubro de 2019, para o tratamento de pessoas com fibrose cística com 12 anos ou mais de idade, e que tenham ao menos uma mutação delta F508. Em dezembro de 2020, o FDA expandiu o número de mutações aprovadas para o uso do Trikafta (177 mutações no total), e hoje esse medicamento pode tratar um número maior de pessoas com a enfermidade.

pulmao-fibrose-cistica-trikafta

Os estudos clínicos realizados demonstraram que o efeito de Trikafta pode resultar em benefícios sem precedentes. Contudo, para o Brasil, ele ainda precisa ser aprovado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para então poder ser submetido à apreciação da Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS (CONITEC), e então, se incorporado, estar disponível no SUS. De toda forma, a aprovação no FDA é o primeiro – e importante passo – para que ele seja disponibilizado para os pacientes de todo o mundo e hoje você pode comprar Trikafta somente através da importação do medicamento.

Vale reforçar que somente o médico poderá informar ao paciente se há indicação de tratamento. Somente a equipe de profissionais de saúde poderá avaliar se o paciente é elegível e será beneficiado por esta ou por qualquer outra medicação. Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe da Farmácia Medicom.

O que é a fibrose cística?

A fibrose cística é uma doença causada por mutações genéticas que levam à produção , por alguns órgãos, de secreções mais espessas do que deveriam ser. O principal órgão acometido é o pulmão. A produção de muco espesso aumenta o risco de infecções bacterianas de repetição e destruição do parênquima pulmonar (forma como se descreve os pulmões em uma radiografia ou tomografia).

 

FONTES:

https://www.trf3.jus.br/documentos/natjus/notas_tecnicas/NT_Fibrose_Cistica_Trikafta_24-05-2022.pdfhttps://unidospelavida.org.br/conhecendootrikafta/https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/trikafta-r-elexacaftor-tezacaftor-ivacaftor-novo-registrohttp://portalgbefc.org.br/site/pagina.php?idpai=9&id=237https://cysticfibrosisnewstoday.com/trikafta/

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

2 comentários em “Trikafta: novo medicamento para a fibrose cística”

  1. BOA NOITE! GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE O VALOR E DISPONIBILIADE PARA AQUISIÇÃO DO MEDICAMENTO TRIKAFTA. OBRIGADA

    1. Olá, Patricia! Por favor, entre em contato com nossa equipe pelo Fone: 051 3021.3908, Whatsapp 051 98142.3956 ou pelo e-mail farmacia@medi.com.br
      Através desses canais, nossa equipe especializada pode lhe ajudar na resolução de todas as questões referentes à aquisição do Trikafta. Se preferir, pode utilizar o chat no site da medi.com.br que teremos prazer em atendê-la.
      Atenciosamente,

      Equipe Medicom

Deixe um comentário