Acetato de Abiraterona: melhora da qualidade de vida em pacientes com câncer de próstata

cancer-prostata-abiraterona-sobrevida
Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

O Acetato de Abiraterona é uma droga que inibe a produção da testosterona. Foi aprovada em abril de 2011 para o tratamento de câncer de próstata.

Utilizada em combinação com prednisona ou prednisolona, é indicado para pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração que são assintomáticos ou levemente sintomáticos, após falha à terapia de privação androgênica, ou ainda no tratamento de pacientes com câncer de próstata avançado metastático, resistente à castração e que receberam quimioterapia prévia com docetaxel.

O medicamento diminui consideravelmente os níveis de hormônios masculinos, que levam à progressão da doença. Além disso, em um recente estudo randomizado, duplo-cego de fase III que envolveu 1.195 pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCPRC), que tinham falhado a quimioterapia (QT) com docetaxel, mostrou que o acetato de abiraterona aumentou significativamente a sobrevida global em comparação com prednisona isolado.

Outra conclusão desse mesmo estudo constatou uma melhora sobre a qualidade de vida dos pacientes, ou seja, houve uma melhora no bem-estar físico e psicológico de homens que se submeteram ao tratamento com o medicamento.

cancer-prostata-abiraterona-sobrevida

No entanto, assim como qualquer outra droga, a ingestão de Abiraterona pode causar riscos à saúde. Entre as principais reações estão o aumento da pressão arterial no paciente, exigindo atenção especial ao administrar o medicamento em pacientes cardiopatas. Outra toxicidade a ser monitorada é a hepática. Portanto, sempre consulte seu médico. Nunca se automedique e procure comprar sempre de fornecedores confiáveis.

A dose recomendada de Acetato de Abiraterona é 1000 mg (quatro comprimidos de 250 mg) em uma única tomada diária, que não deve ser realizada durante a refeição. Deve ser tomado pelo menos 2 horas depois de uma refeição e nenhum alimento deve ser ingerido durante pelo menos 1 hora após a tomada do medicamento. Baixe a bula da abiraterona aqui.

O Acetato de Abiraterona é usado com dose baixa de prednisona ou prednisolona. A dose recomendada de prednisona ou prednisolona é 5 mg duas vezes ao dia.

Como a duração do tratamento pode durar em torno de 8 meses, e o preço da abiraterona é alto considerando a situação financeira de grande parte dos brasileiros, nem todos os pacientes têm condições de bancar o medicamento. Por isso, desde 2019 ele deve fornecido pelo SUS, mas nem sempre isso acontece. Saiba como contornar essa situação lendo nosso artigo. Clique aqui.

A Farmácia Medicom é especializada em atendimento de ordens judiciais para medicamentos de alto custo. Estamos atuando no ramo farmacêutico há mais de 30 anos, por meio de distribuidora própria: a Cristal – o que nos permite conseguir os melhores preços do mercado!

Consulte nosso site e, sempre que precisar de ajuda referente a medicamentos oncológicos, de alto custo e outros medicamentos especiais, é só entrar em contato com nossa equipe, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

  • E-mail: farmacia@medi.com.br
  • Whatsapp: 51 98142.3956
  • Telefone: 51 3021.3908

 

FONTES:

Harland S, Staffurth J, Molina A, et al. Effect of abiraterone acetate treatment on the quality of life of patients with metastatic castration-resistant prostate cancer after failure of docetaxel chemotherapy. Eur J Cancer; Epub ahead of print. Em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23973186/

https://consultaremedios.com.br/acetato-de-abiraterona/bula

https://www.sbmfc.org.br/abiraterona-e-aumento-da-sobrevida-no-cancer-metastatico-de-prostata/

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/07/26/medicamento-para-cancer-de-prostata-e-incluido-na-lista-do-sus.ghtml

https://www.oncologiabrasil.com.br/evolucao-do-uso-de-abiraterona-no-tratamento-de-cancer-de-prostata/

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

Deixe um comentário