O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando nosso organismo não produz insulina ou tem dificuldades de utilizá-la de forma adequada. A insulina é um hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue e, dessa forma, obter a energia produzida pelos alimentos que consumimos.
Quando alguém tem diabetes, o nível de glicose fica alto, podendo ocasionar diversos problemas mais sérios, como doenças cardiovasculares, AVC, insuficiência renal e até mesmo amputações.
Para conscientizar o mundo sobre o que o mal que diabetes pode causar, foi criado o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.
Idealizado em 1991 pela Federação Internacional do Diabetes (FID) e Organização Mundial da Saúde (OMS), essa data ganhou um apoio de peso em 2006: com a parceria de ONU (Organização das Nações Unidas) se estabeleceu a campanha Novembro Diabetes Azul.
Campanhas como essa são de extrema importância não só para conscientizar a população para os males causados na saúde, mas também os governantes, chamando sua atenção para o impacto social e econômico que uma doença considerada epidêmica pode ocasionar na sociedade.
Você também pode contribuir com o Novembro Diabetes Azul compartilhando informações sobre a campanha! Seguem algumas dicas para controlar a taxa de glicose no sangue e as vantagens desse controle:
- ter uma dieta baseada em produtos naturais, como frutas, verduras e legumes – preferencialmente consumidos crus, pois apresentam maior quantidade de fibras que ajudam no controle do açúcar;
- fazer de 5 a 6 refeições diárias, evitando aqueles “lanchinhos” fora de hora;
- não ficar muito tempo sem se alimentar;
- praticar exercícios físicos;
- fazer exames preventivos.
Vantagens:
- diminui 3x a chance de desenvolver uma doença cardíaca;
- diminui 10x a chance de doenças renais;
- diminui o risco de perda de visão.
Faça sua parte, apoie o Novembro Diabetes Azul e compartilhe esta publicação!
Use as Hashtags:
#diamundialdodiabetes #NovembroDiabetesAzul #SBEM #Diabetes #wdd (World Diabetes Day)