Anvisa aprova primeiro medicamento injetável de uso semanal indicado exclusivamente para sobrepeso e obesidade, o Wegovy (semaglutida 2,4mg). Substância reduz o apetite e aumenta sensação de saciedade.
O Wegovy é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk e age da mesma maneira que outros já conhecidos, como o Ozempic e o Mounjaro (tirzepatida). Diferença é que os anteriores eram usados para diabetes, e médicos faziam indicação “off label” (fora da bula) para perda de peso.
Para que serve a semaglutida?
A semaglutida aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite. Estudos clínicos indicaram a redução de 17% do peso corporal nos pacientes num período de 17 meses. A pesquisa envolveu mais de 4.500 pessoas em todo o mundo. Um a cada três voluntários que participaram dos estudos chegou a perder 20% do peso corporal. Voluntários que participaram do grupo de controle, através do uso de placebo, perderam apenas 2,4% do peso.
Qual a diferença entre o Wegovy e o Ozempic?
O Wegovy tem o mesmo princípio ativo (a semaglutida) de outros já aprovados no Brasil: o Ozempic e o Rybelsus. Todos esses três medicamentos são da empresa Novo Nordisk. No entanto, as drogas são indicadas para tratamentos diferentes:
O Wegovy é um medicamento injetável indicado para tratar exclusivamente a obesidade e sobrepeso; já o Ozempic é um medicamento injetável indicado para tratar diabetes tipo 2 (não pode ser usado para diabetes tipo 1) e para prevenir problemas cardiovasculares graves em certos pacientes.
O uso do Ozempic contra obesidade é “off label”, ou seja, médicos reconhecem um benefício não previsto na bula e indicam uso porque o medicamento é seguro e traz benefício.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o Wegovy deve:
- ser usado junto a uma dieta com baixas calorias e ao aumento da atividade física;
- ser indicado para controle crônico do peso em adultos com índice de massa corporal (IMC) inicial de 30 kg/m² ou mais (obesidade) ou 27 kg/m² ou mais (sobrepeso);
- ser indicado quando houver a presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como pressão alta, diabetes tipo 2 e dislipidemia.
A dose inicial de Wegovy é de 0,25 mg por semana. A dose mais alta disponível do medicamento é de 2,4 mg por semana. O aumento gradual da dose pode ajudar a reduzir o risco de efeitos colaterais. Para saber se você pode utilizar o Wegovy e qual a dosagem adequada para seu peso, consulte seu médico.
Qual o valor do Wegovy no Brasil?
O Wegovy foi aprovado pela Anvisa, mas ainda não há data definida para que o medicamento chegue às farmácias brasileiras e nem de quanto ela custará. Ela ainda não foi submetida para teste na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) para um eventual oferecimento no sistema público de saúde.
A substância foi aprovada nos Estados Unidos no final de 2021. O preço é de US$ 1.349 (cerca de R$ 6 mil).
O Ozempic e o Rybelsus estão disponíveis no mercado brasileiro. Já o Wegovy pode ser adquirido somente por meio de importação – entre em contato com a assessoria da Farmácia Medicom e, tendo sua prescrição em mãos, faça sua cotação conosco.
Adaptado de:
https://jovempan.com.br/saude/anvisa-aprova-primeiro-medicamento-injetavel-de-uso-semanal-contra-a-obesidade.html
https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/01/03/remedios-contra-obesidade-veja-diferenca-entre-o-novo-wegovy-e-ozempic-que-usam-a-semaglutida.ghtml
Por favor me ajuda, eu não estou vivendo… só sobrevivendo e mesmo assim da forma mais deprimente…
Olá Edeilde, nossos sentimentos pelo seu quadro, porém, não podemos indicar qual tratamento você deve seguir, sugerimos que verifique com o seu médico a melhor opção para aliviar seus sintomas. Perante a prescrição, será um prazer lhe auxiliar na compra. Em caso de maiores dúvidas, entre em contato via Telefone (51) 98142-3956 (whatsapp) / (51) 3021-3908 ou pelo e-mail farmaciamedicom@gmail.com/ farmacia@medi.com.br
Atenciosamente,
Equipe Medicom
Boa noite como compra esse medicamento