Proexty: o Exemestano da Eurofarma

proexty exemestano similar aromasin
Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

O produto Proexty (Exemestano) é um lançamento da Eurofarma Laboratórios S/A. Esse medicamento é bioequivalente e equivalente terapêutico ao produto referência Aromasin, produzido pelos Laboratórios Pfizer Ltda.

Mas o que significa ser bioequivalente e para que serve o Proexty?

Primeiro vamos mostrar para que serve o Exemestano e apresentar sua versão de referência: o Aromasin. Em seguida, vamos falar sobre o que são bioequivalentes, sobre o lançamento do Proexty e das vantagens da utilização de um produto similar.

Siga a leitura do nosso artigo.

Para que serve o Proexty (Exemestano)?

O Proexty (Exemestano) é indicado para o tratamento de do câncer de mama avançado em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida. Também é indicado para pacientes cuja doença progrediu após terapia antiestrogênica, ou ainda em casos em que a doença progrediu após múltiplos tratamentos hormonais.

O tempo total do tratamento deve ser de 5 anos, sendo de 2 a 3 anos com tamoxifeno e 2 a 3 anos com Exemestano, de modo sequencial.

proexty exemestano similar aromasin

O que é Aromasin?

O Aromasin é a versão de referência do Exemestano. A Pfizer foi a fabricante que desenvolveu o produto, que possui eficácia e segurança cientificamente comprovada, e o registrou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) primeiro. Os medicamentos genéricos e similares são desenvolvidos em fórmulas originadas dos medicamentos de referência que caíram em domínio público, ou seja, o laboratório que criou o produto não tem mais direito de exclusividade sobre a sua fórmula.

Para saber mais sobre a diferença entre referência, similar e genérico, leia nosso artigo sobre o medicamento Xarelto genérico.

O que são medicamentos bioequivalentes?

Os genéricos, biossimilares ou bioequivalentes estão sendo cada vez mais utilizados no Brasil, com o benefício de serem equivalentes (produzem o mesmo efeito) às medicações de referência em termos de eficácia, mas com menores custos, dando maior acesso para os pacientes.

De forma geral, a ANVISA somente concede o registro de comercialização de um medicamento genérico ou similar após a comprovação rigorosa de 3 requisitos regulatórios básicos:

1) BPF (Boas Práticas de Fabricação) que garante a reprodutibilidade lote‐a‐lote no processo de fabricação ao longo do tempo;
2) EQFAR (Equivalência Farmacêutica) que garante a mesma qualidade dos produtos genéricos ou similares quando comparados ao medicamento “referência”;
3) BE (Bioequivalência) teste clínico comparativo contra o medicamento “referência” que garante a segurança e eficácia do produto quando testado em humanos na mesma dose e sob condições semelhantes

O estudo de bioequivalência do Proexty (exemestano) realizado pela Anvisa constatou a qualidade, eficácia e segurança do medicamento fabricado pela Eurofarma.

Como funciona o Proexty?

O Proexty, assim como a versão referência do Exemestano – Aromasin – inibe o crescimento de tumores através do bloqueio da produção de estrogênio (hormônio feminino).

Vantagens em utilizar o Proexty (similar do Aromasin)

Importante destacar que a produção de um medicamento similar ou genérico deve ser feito por um laboratório sério, e a Eurofarma é um desses casos. Isso garante a qualidade em relação à medicação original e na condução de estudos clínicos em humanos para cumprir a exigência da ANVISA para obter um registro.

O Proexty foi aprovado pela ANVISA tornando uma excelente opção terapêutica, consideravelmente mais barata que o Aromasin.

Como usar o Proexty?

 

Pacientes adultas e idosas

  • A dose recomendada de exemestano é um comprimido revestido de 25 mg, uma vez ao dia, administrado preferencialmente após uma refeição.

Pacientes com câncer de mama inicial

  • O tratamento com exemestano deve ser feito considerando o tempo de utilização de tamoxifeno e de exemestano, até completar 5 anos de tratamento total, ou até que a doença volte ou que surja novo câncer na outra mama.

Pacientes com câncer de mama avançado

  • O tratamento com exemestano deve ser mantido, até que a progressão do tumor seja evidente.

Cuidados, reações adversas e efeitos colaterais do Exemestano

É muito importante salientar que o Proexty (Exemestano) não deve ser utilizado em mulheres antes da menopausa.

Proexty também não deve ser utilizado juntamente com medicamentos que contêm estrógenos (hormônio feminino), pelo risco de anular sua atividade. É contraindicado seu uso em mulheres grávidas, ou que possam ficar grávidas durante o tratamento, ou ainda, que estejam amamentando.

Como Exemestano é um forte redutor da produção de estrógeno, podem ocorrer reduções na densidade mineral óssea. Portanto, mulheres com osteoporose ou com risco de osteoporose devem realizar avaliações da densidade mineral óssea no início do tratamento.

Devem ser constantemente avaliados os níveis de vitamina D nas pacientes. Mulheres com deficiência de vitamina D devem receber suplementação.

Proexty contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.

Entre as reações adversas do Proexty estão:

  • depressão;
  • insônia;
  • cefaléia;
  • tontura;
  • distúrbios gastrintestinais.

Baixe a bula completa no site da Farmácia Medicom

Qual o preço do Aromasin e do Proexty?

O preço do Aromasin está em torno de R$ 800,00 nas farmácias especializadas.
O Proexty é um lançamento e ainda não está sendo comercializado. Por ser um similar, deverá custar um valor bem abaixo em comparação ao Aromasin.

Você já pode fazer o pedido de Proexty e aproveitar as condições de pré-venda na Farmácia Medicom clicando aqui

Lembre-se sempre que todo o medicamento pode causar sérios danos à sua saúde. Portanto, consulte seu médico regularmente. Qualquer dúvida sobre o Proexty e suas versões, entre em contato com a equipe da Farmácia Medicom: somos especialistas em medicamentos oncológicos e de alto custo.

Vendas para instituições e profissionais da saúde: o Proexty já está disponível no site da Distribuidora Cristal. Clique aqui.

Referências
Estudos de Bioequivalência para Medicamentos Oncológicos: https://www.youtube.com/watch?v=NUbtB1TRliA
https://www.medi.com.br/proexty-25mg–caixa-com-30-comprimidos-revestidos#
https://consultaremedios.com.br/proexty/bula
https://consultaremedios.com.br/exemestano/bula
https://www.pfizer.com.br/sites/default/files/inline-files/Aromasin_Paciente_17.pdf
https://www.pfizer.com.br/bulas/aromasin

Compartilhe nas suas redes sociais:
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp

1 comentário em “Proexty: o Exemestano da Eurofarma”

  1. O único que eu me senti bem foi o aromasim. Hj tomo o Proexty e minha vida virou um sofrimento.
    Cabelos seco, coceira sem fim, aumento de peso.
    Este já é o terceiro que mudo. Só me dei bem com aromasim. Mas a Unimed parou de fornecer.

Deixe um comentário